Posted by : luh reynaud terça-feira, 16 de junho de 2015

Parece um encontro meio... Injusto. Com certeza o Mestre não soube calcular o Nível de Encontro!

Saudações, desafiadores! Venho hoje falar sobre as regras de como calcular Nível de Encontro, que nada mais seria do que a medida do desafio que um grupo pode enfrentar. A dificuldade para medir encontros no Sistema D20 é algo que pode complicar a vida dos Mestres, pois suas regras nunca foram mostradas de forma muito clara ou reunidas num lugar só, embora alguns sistemas mostrem regras detalhadas, outros não explicam bem e dão uma explicação vaga. Por isso resolvi reunir material pego da internet e formar esta matéria para ajudar Mestres com dúvidas. Avante!

Nível de Dificuldade e Nível de Encontro

Vamos usar dois termos aqui, você precisa diferenciá-los: Nível de Desafio (ND) e Nível de Encontro (NE).

ND é o Nível de Dificuldade da criatura, que está na ficha de cada monstro. O ND de um monstro significa a dificuldade de quatro personagens enfrentarem uma criatura, consumindo aproximadamente 25% de seus recursos. É recomendado nunca colocar um inimigo que tenha um ND de 4 pontos ou maior que o Nível do Grupo. Encontros fáceis tem o ND da criatura igual o Nível do Grupo ou menor. Médios tem 1 ponto a mais, difíceis são 2 e 3 a mais, já 4 são a ponto do impossível.

NE é uma medida do quanto um Encontro (incluindo todos os oponentes e complicadores) equivale a uma batalha simples contra uma criatura daquele ND. Isso quer dizer que um Encontro de NE 13, por exemplo, é tão perigoso quanto uma única criatura de ND 13. Mas o encontro em questão pode ter várias criaturas mais fracas e armadilhas ou outras vantagens para elas, tudo isso afetando o NE.

Você pode colocar encontros com NE até 2 níveis mais baixo, mas esse deve ser um Encontro fácil, que mal consome recursos do grupo, ou que é um desafio apenas quando estão ferrados, com poucos PVs e pouco ou recursos. Encontros até 2 níveis acima do grupo são mais difíceis, e são bons para um chefe de aventura, um encontro final, ou pelo menos mais difícil. Encontros 3 níveis acima são muito difíceis, devem ser um chefe final de um grupo experiente ou bem preparado, ou então o único encontro de uma aventura curta.  NE 4 níveis acima do grupo significa que esse encontro é tão perigoso quanto o grupo em si. Se estiverem preparados, eles têm uma chance de 50%. Se não estiverem preparados, vão morrer. Mesmo preparados continuam com uma chance razoável de derrota. Derrota não apenas de um ou outro membro do grupo, mas sim do grupo todo.


Calculando o Nível de Encontro

Assumindo que o Encontro é só combate com monstros, sem grandes complicadores, o NE funciona assim: pegue o ND do monstro mais forte e para cada vez que a quantidade de monstros com esse mesmo ND dobrar, você aumenta em mais 2 o Nível do Encontro ou apenas soma o ND das criaturas, o que for menor. Por exemplo: Se você tem 1 Monstro com ND 5, o nível do encontro é 5. Se forem 2 monstros com ND 5, o nível do encontro é 7. Se forem 4, o nível de encontro é 9. Se forem 8, o nível do encontro é 11. Assim:


Dois Trogs de ND 1/2 somam NE 1, pois 1/2 + 1/2 é menor que 1/2 + 2.


Dois Nagah de ND 1 somam NE 2, pois 1 + 1 é menor que 2 + 1.


Já dois Cães Infernais de ND 3 somam NE 5, porque 3+2 é menor que 3+3.

Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias para grupos maiores, sempre pegando de 2 em 2.


De qualquer forma, não é um cálculo exato. Tem que usar muito o bom senso.

Importante: NUNCA CALCULE SOMANDO OS NÍVEIS DO GRUPO! Isso é chave para matar todos! Sim, 4 personagens de Nível 1 realmente formam um NE 4, mas 20 personagens de nível 1 não formam um NE 20 nem nos sonhos mais loucos deles.  Além disso, lembre-se de que um encontro típico tenta desafiar seus PJs sem risco grande de matá-los, e enfrentar um grupo igual É um risco grande de matá-los.

Um dragão contra um exército? Esse aí deve ter ND beeeeeem alto!

Calculando o Nível do Grupo

Por fim, para medir o Nível do Grupo é só fazer a média entre os níveis dos personagens. Mas se você quiser medir de forma mais apurada, use as mesmas regras para monstros, para saber qual é o "Nível de Encontro" do grupo. A grosso modo, um personagem de nível X é uma criatura de ND X.


Fontes: Fórum da Jambô, fórum da Valinor e Bestiário de Arton.

{ 31 comentários... read them below or Comment }

  1. Gente, preciso de ajuda, eu li mais não entendi muito bem. É a primeira vez que vou narrar. Um grupo de 5 personagens de nível 1 tem NE 5? Um monstro de ND quanto daria um bom Boss?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, tente ter em mente que um grupo de personagens de nível 1, conta como um grupo de nível 1 mesmo. Uma boa medida pra um boss seria entre ND 3 ou 4 acima do Nível do Grupo, dependendo da quantidade de desafios que os personagens enfrentarem no caminho. Dessa forma, um grupo de nível 1 enfrentaria um boss de nível 4. Mas saiba que nunca vai ser uma medida exata... Tem que usar muito bom senso!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ei, eu vou começar uma campanha para 2 ou 3 jogadores. Nesse caso, como eu calculo o nível dos encontros para que sejam equilibrados?

    Se eu entendi bem, por exemplo, no caso de 2 jogadores de nível 3, eles teriam um NE de 5 (3+2), então eles poderiam enfrentar um encontro de NE 5 também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo não recomendar grupos com apenas 2 personagens. Em casos assim, libero que ao menos um dos jogadores possa criar dois personagens ou incluo um NPC no grupo. Três um número mais razoável.

      Para encontros para grupos menores, use a mesma regra, só diminua o número de encontros por aventura.

      E sim, calcular o NE do grupo é uma alternativa, mas eu prefiro calcular a partir da média de nível do grupo. Ao menos nas minhas mesas, os encontros ficam mais equilibrados!

      Excluir
  4. Muito bom o artigo. Só fiquei pensando o seguinte.
    No meu grupo eu tenho personagens com os seguintes níveis:

    Um no 4º nível
    dois no 3º nível
    dois no 2º nível

    No caso, somando todos os níveis daria 9. Então um desafio ou monstro NE 4 seria o ideal (moderado) para o grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo feedback, sempre é bom receber bons comentários!

      Então, fazendo a média do grupo, vai dar ND 3~4, logo um Monstro de ND 4 seria um bom desafio moderado, sim. Mas lembre: a medida não exata, pondere os stats da criatura e dos players pra ter mais certeza.

      Excluir
  5. Gostaria de um esclarecimento, um monstro de ND 3,seria um bom chefe para um grupo de 2 ou 3 jogadores todos nivel 1?e que NE durante a campanha seria ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo grupo com apenas dois personagens, nem que seja necessário colocar um NPC ou os jogadores controlarem dois personagens cada... Aconselho pelo menos 3 personagens por grupo!
      Um monstro de ND 3 seria um bom chefe, eu só somaria mais uns dois monstros de ND 1/2 ou 1/3, pois boss sozinho costuma cair rápido. Pra campanha tu iria aumentando o NE a medida que o grupo avança de nível.

      Excluir
  6. Tenho um grupo com 8 jogadores de nível 6... qual seria o ND de um chefe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um chefe em geral deve ter uns 3 ou 4 níveis acima do grupo logo, ND 9 ou 10 seriam ideais para um chefe. Ah, importante: coloque minions caso o grupo batalhe frente a frente do boss!

      Excluir
  7. tenho um grupo onde possuo um total 11 jogadores de nivel medio de 28. variando os niveis dos personagens entre 24 e 30. quando 10 estão jogando essa regra se aplica? porque tormenta os jogadores ja são muito fortes e a qtdade de poderes parece tornar esse nivel medio mais fraco na verdade. geralmente eu apuro da seguinte forma: para cada 2 personagens acima de 4 eu adiciono +1 ao nd. Será que fica plausivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra casos de grupos tão grandes e com níveis tão altos, as coisas ficam beeeeeem complicadas. Ainda mais porque, como você disse, você joga Tormenta, e nele as coisas highlevel ficam bem overpower, por conta de tantas Classes de Prestígio apelonas.

      Eu diria que no seu caso, você deveria montar cada encontro com cuidado, montando sua fórmula própria. O sistema que você falou me parece plausível pra encontros fáceis. Pra encontros médios e difíceis, sinceramente, você pode montar um encontro de NE até 40.

      Excluir
  8. Ontem eu mestrei pela primeira vez, meus jogadores eram:
    2 ladinos (tieflign/draconato), 1 humano barbaro, 1 bruxo meio-elfo, 1 patrulheiro elfo, 1 monge meio-orc, 1 anão paladino e 1 guerreiro tiefling.
    Eles enfrentaram 5 esqueletos e 2 carniçais, quase 3 deles morreram, eu coloquei inimigos muito fortes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros níveis, D&D 5 é bem perigoso, então maneire bastante no monstros pros seus players, viu? Acho que tirar um esqueleto e um carniçal já estaria de bom tamanho. Em tente comparar a CA dos monstros ao bonus de ataque dos players e confira se existe uma chance razoavel deles acertarem. O mesmo vale pros monstros: ataques bem sucedidos dos inimigos arrancam vida demais?

      Excluir
  9. Galera, se eu tenho um personagem jogador e quero calcular o ND dele, como faz?

    ResponderExcluir
  10. Acha Que 2 monstros com ND5 e dois 1/2 pode ser um combate mt difícil? A minha idéia é que eles lutem com apenas 1 ND5, mas existi do a possibilidade de aparecer o 2

    ResponderExcluir
  11. mas cara uma coisa eu n entendo como enfrentar monstros de nvl mais q 20 pq os personagens de rpg ded só vao até 20?

    ResponderExcluir
  12. Ok mas como faço para enfrentar monstros de nível acima de 20 porque os personagens só vão até o nível 20?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personagens de nível 20 são EXTREMAMENTE PODEROSOS, você não precisa se preocupar muito com fórmulas de equilíbrio. Personagens com tanto poder podem confrontar monstros de ND 30 e maior.

      Excluir
    2. Qualquer coisa apele para o livro de personagens épicos. Me ajudou muito.

      Excluir
  13. Se eu coloco um monstro de ND 3 e outros 4 de ND 1/2 ou 1, como calculo a NE?

    ResponderExcluir
  14. Oii! Estou a horas procurando sobre isso e finalmente achei.
    Vou fazer uma mesa 3 jogadores nível 7, a dificuldade da mesa será bem alta, pois no local haver um meio de cura 100%, mas não sei bem qual a média do ND q posso usar para os inimigos me ajuda ?

    ResponderExcluir
  15. boas a todos. minhas dúvidas são: 1. como posso definir o ND de uma criatura? 2. só posso criar um ND depois que eu criar as fichas dos personagens dos jogadores com base nos níveis dos jogadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até hoje nunca entendi bem como por os jogadores para enfrentar monstros de forma qualificada e equilibrada em uma aventura.

      Excluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -